Uma proposta de lei elaborada pelo deputado federal Miguel Lombardi, que beneficia diretamente os produtores locais de hortifrutigranjeiros na preferência de compras da administração pública, avançou na Câmara dos Deputados.
O Projeto de Lei Complementar Nº 289/2016 foi aprovado pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) e agora será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC). A sugestão do parlamentar é que em caso de empate na licitação para compra de produtos hortifrutigranjeiros seja dada preferência aos produtores com sede e com produção local.
“Esse avanço do PLP 289/16 para a CCJC é uma vitória dos pequenos produtores locais. Acredito que essa proposta fortalece a microeconomia e os elos da cadeia produtiva municipal. Além do que é possível consumir produtos de origem animal e vegetal fresco e saudáveis”, comentou o deputado Miguel.
A propositura altera o art. 1º inciso III, do art. 45, da Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006. O autor da matéria lembra que a proposição não isenta as MPEs produtoras de hortifrutigranjeiros de cumprirem toda a legislação exigível para a compra e contratação pela Administração Pública. “A compra e o fornecimento de produtos de boa qualidade para a população devem obedecer a normas e padrões técnicos e sanitários aplicáveis”, reforçou o deputado.