O que Você Procura

Deputado vicentino participa de live do Conselho Central da SSVP de Rio Claro

O deputado Miguel Lombardi (PL-SP) participou de uma live promovida pelo Conselho Central da Sociedade de São Vicente de Paulo de Rio Claro, o único parlamentar vicentino do Congresso Naciona lembrou da sua trajetória humildade e sua participação como vicentino na vida pública.

O debate foi mediado pelo vicentino César Borgi e contou com a  presença do presidente da Instituição Sebastião Pancheri, além da participação especial do confrade e vereador de São Carlos, Gustavo Pozzi.

“Eu comecei como vereador. Fui eleito por quatro mandatos seguidos e depois eu sai deputado federal. Em seguida, eu prometi que iria ajudar a SSVP que me acolheu quando eu disse que ia me candidatar. Sou grato aos conselhos dos confrades e consócias que me orientaram a colaborar com as Obras Unidas”, falou.

O deputado explica que essa somatória de forças ajuda o mandato a melhorar a vida das outras pessoas. “A Sociedade São Vicente nunca teve um deputado federal vicentino que ajudasse tanto os pobres no Congresso. Eu sou um dos parlamentares que mais destina recurso para a área social no Brasil. Só para o estado de São Paulo são cerca de R$ 29 milhões para o terceiro setor, desse total R$ 17 milhões foram destinados para entidades vicentinas da SSVP. Os conselhos metropolitanos têm aplicado muito bem os recursos em favor dos nossos assistidos. Quando ajudamos os mais pobres, na realidade são eles que nos ajudam a ser pessoas melhores”, comentou Miguel.

O deputado afirma que é vicentino e está deputado federal. Ele explicou que o exercício da política é uma das mais altas formas de praticar a caridade, remetendo as palavras do papa Francisco. O parlamentar vicentino citou ainda que o por meio do mandato é possível fortalecer políticas públicas para  melhorar a qualidade de vida dos mais pobres, dos idosos, dos miseráveis e que ele tem essa obrigação.

“O terceiro setor do Brasil é desprestigiado no Brasil. As autoridades têm a obrigação de ajudar aquele que mais precisam. Por isso tenho apoiado a PEC 383/17 que destina 1% da receita corrente líquida do orçamento público da União à Assistência pública social.  Estou empenhado nesta causa”, relatou o deputado.

Miguel observou ainda que os vicentinos devem ocupar mais espaços na vida politica como vereadores, deputais estaduais e federais para que a rede de caridade da SSVP seja fortalecida e tenha voz nos espaços de decisão.

O confrade e vereador Gustavo Pozzi resgatou sua experiência como vicentino que foi eleito como vereador na cidade de São Carlos. “Eu tive apoio de vários segmentos da igreja , eles confiaram em mim. Eu sou professor de filosofia e isso me ajudou. A vitória do Miguel me ensinou que como vicentino nós temos que nos envolver na política. Os pobres precisam de suporte da classe politica e nós precisamos estar muito bem engajados nisso. Se nós tivéssemos um Miguel Lombardi em cada estado brasileiro nós estaríamos muito bem representados. Temos que nos envolver, pois, a palavra  motiva e o exemplo ele arrasta”, falou Gustavo.