Comissão de Cultura

 

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados aprovou o projeto de lei do deputado federal Miguel Lombardi que concede o título de Capital Nacional da Joia Folheada para Limeira. Agora, a propositura segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e o deputado limeirense já iniciou gestão na CCJ para que o projeto entre na pauta o mais breve possível.

“Agora, estamos mais perto de obter este reconhecimento. É uma boa notícia para todo o setor de joias folheadas da nossa cidade. Estou feliz com o resultado, mas sei que o trabalho ainda não acabou. Vencemos uma etapa importante deste processo e espero continuar tendo apoio de todos”, comentou o deputado. O parecer pela aprovação da matéria foi proferido pela deputada Alice Portugal (PC do B/BA) em seu relatório. O texto da relatora levou em consideração um amplo estudo elaborado pelo mandato, em conjunto com a AJL (Associação Limeirense de Joias), da histórica vocação do município no processo de criação e produção de joias folheadas.

O resultado desta pesquisa atendeu a determinação da Súmula nº1, de 2013, da Comissão de Cultura. O documento estabelece parâmetros para a concessão de título de capital nacional para municípios brasileiros. O deputado Miguel Lombardi anexou uma pesquisa de mercado realizada a pedido da Associação Limeirense de Joia (ALJ) na qual foi detalhada o caráter cultural do setor como parte da economia criatividade da cidade. Outro documento que deu sustentáculo à decisão um ofício do SENAI/SP ratificando a relevância de Limeira no campo da fabricação de joias e bijuterias no Brasil.

“Por todas as razões expostas, a concessão do título de Capital Nacional da Joia Folheada à cidade de Limeira é medida meritória que, ao mesmo tempo em que reconhece a arte dos limeirenses no desenvolvimento de joias e bijuterias, como atividade econômica e criativa, contribui para divulgar oficialmente a excelência da atuação do município paulista nesse campo assim como seu papel relevante no progresso cultural e econômico do País”, escreveu a relatora Alice Portugal sobre o projeto de lei 743 de 2015 de autoria do deputado de Limeira.

ALJ celebra aprovação

O presidente da ALJ (Associação Limeirense de Joia), Rodolfo Dib Mereb Jr, elogiou à condução do deputado federal Miguel Lombardi na aprovação do projeto. “A atuação do deputado limeirense foi fundamental para esta primeira vitória. Ele trabalha com amor pela cidade. Há muito tempo que aguardamos este reconhecimento oficial e agora este sonho está mais próximo. Sabemos que ele está empenhado pela aprovação deste projeto de lei”, comentou Mereb. Na opinião do presidente a concessão deste título é impulso para o setor uma vez que viabilizaria novas ações de empreendedorismo. “Limeira passaria a ser vista com outros olhos. Mudamos de status e abriríamos muitas portas”, frisou o presidente.

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

© 2016 -  Deputado Miguel Lombardi. Todos os direitos reservados.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?