O que Você Procura

Miguel assina pedido de CPI dos Institutos de Pesquisa

O deputado federal Miguel Lombardi assinou o pedido de abertura de CPI dos Institutos de Pesquisas (Comissão Parlamentar de Inquérito).  O parlamentar argumentou que as variações, muito superiores a margem de erro, apresentados pelas empresas precisam ser discutidas com a sociedade de forma mais ampla.  Ainda segundo Lombardi, a discrepância pode influenciar o processo eleitoral.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), informou que pretende votar, antes do feriado do 12 de outubro, novas regras para as pesquisas eleitorais. Governo e oposição divergem quanto à pressa na votação desse tema na Câmara.

O líder do governo, deputado Ricardo Barros (PP-PR), acaba de apresentar um projeto de lei (PL 2567/22) que altera o Código Eleitoral para criminalizar a publicação de pesquisas com dados acima da margem de erro em relação ao resultado oficial apurado nas urnas. A punição seria válida para os prognósticos divulgados até 15 dias antes das eleições.

“É um tema legítimo que precisamos debater no Parlamento. Precisamos ter regras mais claras e mais garantias de confiabilidade nos índices apresentados”, comentou o deputado Miguel.