O que Você Procura

Miguel quer dados online sobre o número de UTIs e testes rápidos para pacientes de covid-19

O deputado federal Miguel Lombardi apresentou dois projetos de lei com intuito de melhorar a transparência e a clareza dos dados divulgados pelo Ministério da Saúde sobre o sars-cov-2. O parlamentar, que é membro titular da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), sugere a publicação em tempo real tanto do número de leitos de UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) quanto também a quantidade de testes rápidos enviados para os municípios brasileiros.

“A publicação de forma organizada, didática e transparente pelo Ministério da Saúde destes dados é essencial para que a sociedade brasileira possa avaliar a estratégia em curso da pasta para conter a pandemia. Hoje estas informações estão desencontradas e apenas acessível em plataformas com navegabilidade pouco amigável para o público geral em portais do governo”, explicou Lombardi.

O Projeto de Lei 2181/20 que dispõe sobre a disponibilização da quantidade de leitos de internação e UTI da rede pública já está tramitando assim como o PL 2110/20 que aborda a transparência da quantidade de testes rápidos e laboratoriais do covid-19. Lombardi já apresentou 7 proposituras com intuito de mitigar os efeitos da doença. Entre eles está o PL 1029/20 que transfere R$ 2 bilhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanhas, o chamado ‘Fundão’, para fortalecer o sistema público de saúde para ações de combate ao coronavírus.